
Os alunos acompanharam demonstração de combate a incêndio, com detalhada explicação da vestimenta e materiais
O Comando do 6º Distrito Naval promoveu a adolescentes da Escola Municipal Marquês de Tamandaré e Escola Estadual 2 de Setembro, nos dias 27 e 28, respectivamente, uma experiência diferente em um navio da Marinha do Brasil (MB). A bordo do Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger, os alunos embarcaram no projeto “Marinheiro por um Dia” para uma navegação cultural no Rio Paraguai.
Ao todo, nos dois dias, 35 alunos e quatro professores tiveram a chance de acompanhar a rotina a bordo de um navio da Marinha do Brasil. Por uma tarde, presenciaram as fainas de suspender e atracar; tiveram aula de nós e voltas, conheceram algumas tradições navais, como o sino de bordo, apitos e Cerimonial à Bandeira.
Os pequenos marinheiros acompanharam, ainda, uma demonstração de combate a incêndio, com detalhada explicação da vestimenta e materiais utilizados na atividade, além da experiência “homem ao mar”, na qual puderam ver, por meio de uma simulação, como se dá o resgate em caso de acidente.
Aluno do 7º ano da E. M. Marquês de Tamandaré, Luiz Guilherme Santiago, 14 anos, ficou encantado com o passeio. “Moro aqui e nunca fiz passeio de barco ou navio, está sendo muito legal. Aprendi muita coisa sobre a Marinha e gostei muito da aula de nós e voltas. Tinha o sonho de ser naval, agora vou estudar pra ser marujo”.
A Professora de Português Vera Urt destacou que os projetos promovidos pela MB podem mudar o futuro de muitos jovens. “Moramos em uma região onde não há muita oferta de emprego, então os alunos vão para sala de aula sem interesse de estudar, sem perspectivas. Hoje, eles ouviram histórias de militares que também estudaram em escola pública, passaram por dificuldades, mas que acreditaram e agora estão aqui. A educação agradece à Marinha por incentivá-los, mostrar que vale a pena acreditar e buscar algo melhor”.