Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire durante a imposição da MMT
O Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí” foi condecorado, em cerimônia realizada no dia 24 de junho, com a Medalha Mérito Tamandaré. A imposição foi realizada por ocasião da Visita do Almirantado Programada, conduzida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, acompanhado do Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, e do Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão de Mar e Guerra Jorge João Cabral de Oliveira.
O Alte Esq Aguiar Freire parabenizou o navio pela medalha e exaltou sua importância para a Marinha do Brasil (MB). “Temos aqui um exemplo de tradição e que, assim como o Monitor Parnaíba, foi modernizado, dando nova vida à Flotilha, outra capacidade logística e de mobilização. Estamos em cerimônia importantíssima, que é a imposição da medalha que representa nosso patrono, nosso ideal, nosso exemplo, que deve fluir por todas as camadas da MB e das OMs. Esta comenda representa mais uma vez a ratificação desse compromisso não só do navio, mas de toda a sua tripulação e todos do 6ºDN. Parabéns, Comandante, parabéns à MB de poder contar com um meio que continua dando exemplo e valor à nossa força naval. Parabéns a todos”.
Criada pelo Decreto n.º42.111 de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré destina-se a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
Para o NApLogFlu “Potengí”, a medalha simboliza as qualidades morais e profissionais, comprovada competência e exação no cumprimento do dever ao longo dos 81 anos de serviço do navio e o empenho de todos que fizeram parte do “Mastodonte do Pantanal”.