Autoridades diante do busto do Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 6O Distrito Naval, participou, na tarde do dia 12 de junho, no Jardim Independência, de solenidade cívico-militar comemorativa aos 152 anos da Retomada de Corumbá. O evento cívico teve participação de integrantes das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, além de autoridades civis e estudantes.
Durante a cerimônia, foi realizada aposição de uma corbélia de flores junto ao busto do Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Roberto Gomes Façanha; pelo comandante do 6O Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz; comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), General de Brigada Ronaldo Morais Brancalione; Bispo da Diocese de Corumbá, Dom João Aparecido Bergamasco; e pela Senhora Dória Coelho, trineta do Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho. Logo após, foram prestadas as Honras Militares, com a execução do Toque de Patrono.
A Retomada de Corumbá
Em janeiro de 1865, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança, Corumbá foi ocupada militarmente por tropas paraguaias lideradas pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A invasão tinha o propósito de aprisionar os habitantes e tomar o gado existente para o abastecimento do Exército Paraguaio.
Corumbá permaneceu sob ocupação paraguaia durante um pouco mais de dois anos, sendo retomada em 13 de junho de 1867, pelas tropas lideradas pelo Tenente-Coronel Antônio Maria Coelho.