Comando do 6º Distrito Naval comemora aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Cerimônia em frente ao Pórtico do Com6ºDN marcou as comemorações da Data Magna da Marinha na fronteira oeste do País

 

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 6o Distrito Naval (Com6o DN), comemorou o 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, no dia 11 de junho, com desfile militar em frente ao pórtico em Ladário. O evento reuniu militares, autoridades locais, familiares, moradores e alunos de escolas da região.

No final de semana anterior à Data Magna da Marinha, dias 8 e 9, o Com6ºDN promoveu Ações Cívico-Sociais (ACiSos) nos municípios de Ladário e Corumbá, respectivamente. Em ambos, foram oferecidos, gratuitamente, atendimentos médicos e odontológicos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, orientação de higiene bucal, além de corte de cabelo, orientação sobre documentação de embarcações e exposição de materiais da MB.

As ACiSos contaram, ainda, com serviços oferecidos pelas Prefeituras de Ladário e Corumbá, tais como orientações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, 2ª via de certidão de nascimento, cadastro único e recadastramento e orientações sobre a carteira do idoso e benefícios socioassistências.

A Banda de Música do Com6ºDN promoveu uma tarde cultural no dia 8, na Praça da Independência, em Corumbá, com apresentação de músicas nacionais e internacionais, reunindo crianças e adultos da região.

Também fizeram parte da programação do 11 de Junho dois navios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso: o Navio de Assistência Hospitalar NAsH “Tenente Maximiano” e o Navio-Patrulha “Penedo”. Mais de 600 pessoas visitaram as embarcações, que ficaram abertas à visitação no Porto Geral de Corumbá, no mesmo final de semana das ACiSos.

O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, em entrevista à mídia local, destacou a importância da data na fronteira oeste. “A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai. Fomos vitoriosos e, a partir dessa guerra, instalou-se aqui, 1873, o então Arsenal da Marinha. Além de incrementar a presença do Estado nesta estratégica região, o 6ºDN promove diversas atividades em prol do desenvolvimento de MS e MT, em particular a atuação de assistência hospitalar à população ribeirinha, e as ações afetas à segurança do tráfego aquaviário”.