Marinha do Brasil apoia visita do Presidente da República na região do Araguaia

Militares coordenaram o controle da área fluvial da Praia do Quarto Crescente

 

 

No dia 5 de junho, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) e Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (AgSFAraguaia), apoiou a visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro, à região do Araguaia com a execução e coordenação do controle da área fluvial da Praia do Quarto Crescente, no município de Aragarças-GO, divisa com Barra do Garças-MT.

A visita, ocorrida no dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, é fruto da parceria dos Governos de Goiás e de Mato Grosso e tem o objetivo de lançar o Projeto “Juntos pelo Araguaia”, uma iniciativa que visa recompor áreas florestais e conservar o solo e a água na região, além de implantar ações de saneamento.

Além da Marinha do Brasil, que atuou com duas equipes de inspeção naval e duas embarcações, participaram a Polícia Militar de Mato Grosso, a Polícia Militar do Estado de Goias, Corpo de Bombeiros e os demais órgãos de segurança pública de ambas unidades da federação.

Com mais de 2,6 mil quilômetros de extensão, o Araguaia é um dos principais rios do país e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e o Pará. Sua bacia se estende por mais de 350 mil quilômetros quadrados. O programa de recuperação deve envolver 28 municípios goianos e mato-grossenses, banhados pelo Araguaia.