Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 04/06/2019 - 15:12
  • Atualizado em 04/06/2019 - 15:21
Compartilhe:

 

   De 27 a 31 de maio, foi realizada a Operação ÁGATA PANTANAL VIII, uma Operação Conjunta e interagências, coordenada pelo Ministério da Defesa e composta pelo Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), com a colaboração da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil).             

A Operação se desenvolveu na região de Corumbá, Bodoquena, Ladário e Porto Murtinho, abrangendo aproximadamente 750 km de linha de fronteira, e contou com a participação de cerca de dois mil militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de agentes dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).

Os objetivos principais foram intensificar a presença do Estado, contribuir para a redução das ações do crime organizado e combater os delitos transfronteiriços e ambientais.

Com emprego de meios navais, aéreos e terrestres das Forças Componentes, foram executadas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em veículos, embarcações e composições ferroviárias e intensificação da fiscalização de produtos controlados. Todas as ações foram pautadas no trabalho integrado interagência e no rigoroso respeito aos diplomas legais.

Durante a Operação, foram realizadas em torno de 1270 vistorias em veículos terrestres e embarcações fluviais.

Os resultados da Operação Ágata são considerados satisfatórios, visto que, um dos seus objetivos é fortalecer a presença do Estado na região, ocasionando um represamento do tráfico durante o período.

O Comando Operacional Conjunto ressalta que este modelo de atuação coordenado na faixa de fronteira contribui para o bem-estar e segurança da população brasileira, sendo permanente a fiscalização e o trabalho das Forças na região. Contato

Compartilhe: