Cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades civis e militares
Na segunda-feira (29), o Diretor-Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, inaugurou as instalações do Simulador de Operações de Rádio e Radar para cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).
Com a ferramenta, os aquaviários na categoria de Contramestre (CTR) e de Mestre Fluvial (MFL), para ascender de categoria, poderão realizar, em Corumbá-MS, as duas fases do curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários (APAQ): módulo a distância e o ensino prático.
O Almirante de Esquadra Puntel explicou que, antes, após finalizarem a primeira etapa, os aquaviários precisavam ir até o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA, para a fase presencial. ”A tendência é aumentar a quantidade de Contramestre na região, porque muitos deixavam de se inscrever pela dificuldade em ir até o Pará. A expectativa agora é qualificar o maior número de alunos para conduzir embarcações de maior porte e capacidade de carga. Com isso, teremos mais possibilidade de emprego, renda e, principalmente, a garantia da segurança da navegação”.
No simulador, serão ministrados o Curso Especial Prático de Operador Radar (EPOR) e o Curso Especial de Radioperador Restrito (EROR) como parte presencial do Curso APAQ, que tem o objetivo de familiarizar o aluno com a operação do radar e comunicações, empregando-os como auxílio à navegação, à manobra da embarcação e na operação de equipamentos de comunicações rádio. Durante os exercícios, os alunos serão treinados em navegação radar, utilizando-se de cartas eletrônicas.