Com6ºDN e Soamar apresentam Programa EduCiPan às Escolas das Águas

Membros da Soamar Ladário-Corumbá, da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e da E.M. Rural Pólo Porto Esperança

Membros da Soamar Ladário-Corumbá, da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e da E.M. Rural Pólo Porto Esperança

 

 

Na manhã do dia 24, a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Ladário-Corumbá e o Comando do 6º Distrito Naval foram convidados para apresentar o Programa Educação e Civismo no Pantanal (EduCiPan) na reunião da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, com membros da coordenação e professores da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança e Extensões.

A presidente da Soamar na região, Professora Terezinha Baruki, e a coordenadora do Programa, Professora Adelma Maria Pinto Galeano, abordaram, na oportunidade, o conceito, os objetivos e a metodologia do EduCiPan. “É muito importante resgatar o civismo e trabalhar, consequentemente, a conscientização com os mais de 300 alunos das Escolas das Águas em relação à preservação do meio ambiente, pois eles estão em contato direto com o Pantanal, conhecido por ser a maior área inundável do planeta”, ressaltou Terezinha Baruki.

As Escolas das Águas, localizadas na zona rural de Corumbá-MS, contam com cinco pólos e extensões, sendo eles: Porto Esperança, Sebastião Rolon, Santa Aurélia, Paraguai Mirim e São Lourenço. Além de incorporar a cultura ribeirinha no currículo, as unidades seguem um cronograma de acordo com os períodos de inundação, diferentemente das Escolas da Terra, situadas em terrenos mais altos e secos da região.

Estão previstas, nas próximas semanas, reuniões entre a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e os outros pólos. “Esperamos ter a oportunidade de apresentar o Programa EduCiPan a todas as unidades”, finalizou a Professora.