Militares no salto livre sobre as águas do Pantanal
No período de 10 a 19 de abril, o Comando do 6º Distrito Naval recebeu mais de 30 militares para Adestramento de Mergulho de Combate (ADEST-MEC) e Adestramento de Salto Livre Operacional (ADEST-SLOP) do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).
O ADEST-MEC foi realizado na primeira semana com o apoio do Navio-Transporte Fluvial Paraguassu na área de Adestramento do Rabicho, no Rio Paraguai. Os Mergulhadores de Combate (MEC) treinaram diversas possibilidades de emprego em ambiente ribeirinho, como mergulhos diurno, noturno, de ataque e de retomada de navios. Durante os exercícios, eles utilizaram um equipamento de mergulho de circuito fechado, conhecido como FROGS (Full Range Oxygen Gas System), que permite maior autonomia e sigilo, uma vez que tal dispositivo não libera bolhas para a superfície.
Na 2ª fase, foi realizado o ADEST-SLOP, técnica que possibilita infiltrar equipes de Operações Especiais, de forma furtiva e rápida, em uma área de operações. Todos os saltos foram conduzidos a 12.000 pés de altura (cerca de 4.000m) e viabilizaram, dentre outros treinamentos, a requalificação técnica para a atividade especial de salto com paraqueda.
O CA Arentz, também Mergulhador de Combate, destacou a importância dos adestramentos na região pantaneira. “O Pantanal, em razão do baixo tráfego aéreo e das condições meteorológicas, permite um adestramento mais eficiente que em outras localidades do Brasil, além de possibilitar maior integração com outras unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra na Fronteira Oeste”.
Os eventos contaram com o apoio do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav); do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas de Suprimentos pelo Ar (DOMPSA) do Exército Brasileiro; de uma aeronave C-105-Amazonas da Ala 5 da Força Aérea Brasileira; e da Infraero.