Monitor Parnaíba e Lancha Excalibur realizam missão no Rio Paraguai

Monitor Parnaíba e Lancha Excalibur navegando pelo rio Paraguai

Monitor Parnaíba e Lancha Excalibur navegando pelo rio Paraguai

 

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por intermédio do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), realizou missão de adestramento, entre os dias 16 e 21 de fevereiro, no tramo sul do Rio Paraguai. Os meios empregados para a atividade foram o Monitor Parnaíba e a Lancha de Operações Fluviais (LOF) Excalibur.

Além de reforçar a presença da Marinha do Brasil junto às fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, a comissão teve o propósito de testar a capacidade operativa do binômio navio-lancha, o que se mostrou importante devido às diferenças de características dos meios envolvidos. O Monitor Parnaíba, que possui elevado poder de fogo e capacidade logística, teve como embarcação orgânica a lancha blindada mencionada, dotada de grande velocidade e manobrabilidade.

O emprego do Monitor Parnaíba, em conjunto com a LOF Excalibur, construída pela Base Fluvial de Ladário (BFLa), possibilita ampliação nas operações ribeirinhas e capacidade de patrulha fluvial, além de cooperação em ações de inspeção naval e possibilidade de efetuar busca, socorro e salvamento fluvial na região.