Comando do 6º Distrito Naval comemora Dia do Marinheiro com cerimônia e ações cívicos sociais

Cerca de 300 militares participaram da cerimônia

Cerca de 300 militares participaram da cerimônia

 

Para comemorar o Dia do Marinheiro, o Comando do 6o Distrito Naval (Com6DN) promoveu, além de ações cívicos sociais, cerimônia na manhã do dia 13 de dezembro, em frente ao Pórtico. O evento foi presidido pelo Comandante do Com6oDN, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz.

 

Estiveram presentes na cerimônia autoridades civis e militares, entre elas, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva; o Prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares; o Presidente da Câmara de Vereadores de Ladário, Fábio Peixoto de Araújo Gomes, a Presidente da Sociedade de Amigos da Marinha de Ladário-Corumbá, Terezinha Baruki; entre outras personalidades.

 

Após as honras de recepção, a cerimônia seguiu com o canto do Hino Nacional e leitura da Mensagem do Dia do Presidente da República, Michel Temer, e Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

 

Em seguida, foi entregue a premiação do concurso de redação “Operação Cisne Branco”, nível distrital, às alunas vencedoras Suelen Kolling (nível fundamental) e Geovanna Schiavi da Silva (nível médio), ambas estudantes do Colégio Militar de Campo Grande (MS).

 

Foram agraciados, ainda, com a Medalha Mérito Tamandaré personalidades civis e militares, homenageadas por terem prestado relevantes serviços, no sentido de fortalecer as tradições navais e realçar seus vultos históricos. O encerramento foi marcado pelo desfile militar composto pela Banda de Música da Marinha; Guarda da Bandeira; cinco pelotões, incluindo o Pelotão Cunha Couto e o dos Veteranos, no qual se destacou o SG (Refo) Edson, que aos 94 anos ainda esbanja vitalidade e entusiasmo pela Marinha do Brasil.

 

Ações sociais

 

Foram realizadas ações cívicos sociais no dia 8, na Escola Municipal Nelson Mangabeira, em Ladário, e no dia 9, no Porto Geral de Corumbá. Além das exposições de materiais da Marinha do Brasil e das apresentações da Banda de Música da Marinha, os militares da saúde, entre médicos, enfermeiros e dentistas, realizaram mais de 200 atendimentos. A população também teve a oportunidade de visitar três navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso, também na região do Porto de Corumbá, no sábado e no domingo.

 

“Tivemos uma sequência de eventos com o objetivo de integrar, cada vez mais, sociedade e Marinha do Brasil, e também marcar uma das datas mais importantes desta Força, o 13 de Dezembro, que representa uma homenagem ao nosso patrono, Marquês de Tamandaré”, disse o Contra-Almirante Arentz.