Curso capacitou militares do GptFNLa para atuarem na Seção de Cães de Guerra
Foi realizada, no dia 30 de novembro, cerimônia de conclusão do Estágio de Adestrador de Cães de Guerra, ministrado na 14ª Companhia de Polícia do Exército (14ª CiaPE), em Campo Grande-MS. O curso, realizado no período de 5 a 30 de novembro, contou com a participação de quatro militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa). A participação desses militares faz parte do esforço realizado pela Unidade para preparar os recursos humanos necessários à integração da Seção de Cães de Guerra implantada no GptFNLa.
A Seção de Cães do GptFNLa conta com cinco cães, sendo quatro cães da raça Pastor Belga Malinois e um cão da raça Border Collie, doados por Unidades do Corpo de Fuzileiros Navais, e por um canil localizado em Campo Grande. Todos os cães do plantel serão adestrados e empregados pelos próprios militares do GptFNLa para atuarem como cães de faro de entorpecentes nas diversas atividades operativas e de segurança orgânica na área de jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval (Com6DN).
A capacitação deu-se a partir da necessidade de aumentar o poder de combate da Unidade na detecção de entorpecentes no combate aos crimes transfronteiriços, fortalecendo a participação nas Operações Ágata, inspeções e patrulhas navais, e contribuindo para o fortalecimento da Segurança Orgânica das Organizações Militares direta ou indiretamente subordinadas ao Com6DN.
Cabe ressaltar que, por ocasião do Estágio realizado na 14ª CiaPE, dentre um total de 17 estagiários, o 3º SG-FN-BD MARASSI sagrou-se o primeiro colocado, sendo homenageado pelo Comandante da 14ª CiaPE como o destaque do Estágio.