Navios Paraguassu, Potengí e Poti realizam exercícios de Operações Aéreas e de Tiro Real

Navio Transporte Fluvial Paraguassu em operações aéreas com helicóptero UH-12, Esquilo Monomotor de Emprego Geral

 

 

Com o objetivo de manter a qualificação e adestramento da tripulação de seus navios, o Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT) realizou, durante as duas primeiras semanas de Outubro, exercício de tiro real de superfície em localidades do Rio Paraguai sob jurisdição do Comando do 6° Distrito Naval.

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Navio de Apoio Logístico Fluvial Potengí realizou exercício de tiro real de superfície com alvo fixo na margem nas proximidades da Ilha Tira Catinga-MS. Durante a comissão, os militares receberam a Instrução Preparatória para o Tiro, que incluiu a preparação, os procedimentos de segurança, as comunicações interiores, municiamento, carregamento do armamento e o tiro propriamente dito.

Na mesma localidade, nos dias 9 e 10, o Navio-Patrulha Poti também realizou o exercício de tiro, efetuando, após, a manutenção da qualificação de sua equipe de operações aéreas, nas proximidades da Área de Adestramento do Rabicho.

De 8 a 12 de outubro, o Navio Transporte Fluvial Paraguassu, além de executar exercício de tiro real, realizou exercício de operações aéreas no Rio Paraguai, nas proximidades da cidade de Corumbá-MS. O treinamento foi composto por cinco transferências de carga interna (PICK-UP), mantendo o navio apto a realizar a transferência de pessoas ou material para a aeronave.

O exercício de tiro de superfície contribui com o adestramento da tripulação, familiarização do emprego e manutenção do armamento, além do crescimento profissional e prontificação do meio.