Centro de Intendência da Marinha em Ladário
O Centro de Intendência da Marinha em Ladário (CeIMLa) homologou no mês de agosto de 2018 sua primeira licitação 100% sustentável, em que realizou a compra de papel A4, detergente e divisórias de madeira, os quais observam, em seu processo produtivo, técnicas com menor impacto ambiental.
A iniciativa foi despertada no final do ano de 2017, quando o Sebrae/MS convidou representantes do setor de compras do Centro de Intendência a participar em Campo Grande, de um treinamento com especialistas do UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos).
De acordo com o órgão, braço operacional da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil, compras eficientes e sustentáveis estimulam a vocação do território, geram emprego e renda no local, além de, do ponto de vista logístico, proporcionar a redução de distâncias percorridas e, consequentemente, das emissões de CO2 na atmosfera.
De acordo com o CF (IM) Lameira, Diretor do CeIMLa, “não é apenas uma questão de ter um selo no processo licitatório ou uma cláusula dentro do edital de licitação. É o legado que estamos deixando para as futuras gerações, especialmente por estarmos localizados no coração da maior planície alagada do mundo, o Pantanal, com uma riqueza imensa de fauna e flora. A Marinha sempre contribuiu para o desenvolvimento do país, e a rotulagem ambiental demonstra nossa preocupação com o cuidado do nosso planeta, buscando compras sustentáveis e com preços competitivos”.