EsqdHU-51 realiza exercícios de resgate e apoio logístico com o NApOcMearim

No dia 20 de abril, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou exercícios com o Navio de Apoio Oceânico Mearim (NApOcMearim), juntamente com o Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS). As atividades foram desenvolvidas durante a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do navio e consistiram na simulação de operações de resgate e apoio logístico.
A VSA é uma verificação periódica a qual são submetidas as Organizações Militares, que possuem capacidade de operar com aeronaves, a fim de contribuir para a manutenção da segurança das operações aéreas, utilizando- se para tal diversas avaliações e exercícios. Na ocasião, foi realizado um exercício de transporte de carga externa do tipo Vertical Replenishment – VerTrep (reabastecimento vertical), que consiste na utilização de um gancho instalado na parte inferior da aeronave destinado ao transporte de carga para o navio ou a partir dele. O material é transportado suspenso na aeronave e tanto a carga quanto a descarga são efetuadas sem pouso.
Para o exercício de resgate foi realizada uma operação conhecida como Pick-Up, na qual se utiliza um guincho montado na lateral da aeronave para embarque e desembarque de materiais do navio quando este não oferece possibilidade para que um pouso seja efetuado, podendo também ser realizado com pessoas. Através desta operação, um resgateiro desce no navio, presta os primeiros socorros à vítima e estes, posteriormente, são içados para a aeronave, treinando a retirada de um possível enfermo de uma embarcação por ocasião do acionamento da aeronave distrital de busca e salvamento.
A realização deste tipo de treinamento é de grande importância para a manutenção da prontidão operativa do Esquadrão, bem como para a segurança das operações aéreas, proporcionando um ganho mútuo no aprestamento das tripulações e meios envolvidos. Os exercícios realizados contribuíram para a manutenção da segurança das operações aéreas no NApOcMearim, que por sua vez, juntamente com o ComGptPatNavS, também pôde contribuir para o aprestamento da unidade aérea na manutenção das qualificações necessárias para as operações de apoio aéreo e para o serviço de resgate na área de jurisdição do Comando do 5o Distrito Naval (Com5ºDN).

Fotonew: