Núcleo de Assistência Social do Com5ºDN realiza palestra sobre feminicídio e violência doméstica

No dia de 19 de abril, o Núcleo de Assistência Social (NAS), do Comando do 5º Distrito Naval (Com5°DN), realizou uma palestra, por meio de videoconferência, com o tema “Feminicídio e Violência Doméstica”. A atividade foi conduzida pela Policial da Delegacia Regional da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Magda Telles.
O encontro virtual contou com a presença de 61 militares e faz parte das atividades do Programa Qualidade de Vida, conduzido pelo NAS.
Em face do aumento considerável dos casos de violência contra a mulher, provavelmente associado às dificuldades da convivência em isolamento social decorrente da atual pandemia, a palestra abordou os aspectos históricos da perpetuação da violência contra as mulheres e de gênero, ocasionadas pelo machismo estrutural e as dificuldades encontradas pelas vítimas ao procurarem ajuda.
A palestrante destacou, ainda, que a agressão pode ocorrer de diversas formas seja física, psicológica, verbal ou financeira e que qualquer pessoa, ao identificar algum indício de violência, pode denunciar o fato pelo número 180.
A policial Magda mencionou, ainda, que a campanha “Máscara Roxa”, lançada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, pode ser um recurso para que as mulheres vítimas de violência doméstica denunciem casos de agressões em farmácias do RS que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”. Ao solicitar a máscara roxa (que é a senha para os pedidos de ajuda) ao atendente, o profissional irá informar que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Posteriormente, o atendente entrará em contato com a polícia para fazer a denúncia e disponibilizar as informações pertinentes.