Núcleo de Assistência Social realiza palestra sobre conscientização sobre o risco de suicídio

No dia 9 de abril, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou uma palestra com o tema “Conscientização sobre o risco de suicídio”, proferida pela psicóloga Gabriela Xavier.
A palestrante salientou que as atividades exercidas pelos militares, por terem características singulares, geram um alto grau de estresse - o que pode gerar quadros psiquiátricos que culminam em suicídio. Como prevenção desses possíveis distúrbios, a psicóloga salientou a importância do exercício físico como aliado da saúde mental. Além disso, recomendou a psicoterapia como instrumento de autoconhecimento e resolução de conflitos.
Os participantes ressaltaram a importância da palestra diante do atual cenário pandêmico que resultou no aumento significativo de quadros depressivos. Eles afirmaram que situações de suicídio podem ser evitadas quando há esclarecimento sobre a temática e um trabalho preventivo. A atividade contou com a presença de 61 participantes e ocorreu por meio de videoconferência. A palestra faz parte do Programa Qualidade de Vida e foi organizada para os militares das Organizações Militares atendidas pelo NAS.