Os Navios-Patrulha “Benevente” e “Babitonga”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS), no período de 22 a 24 de março, participaram da Operação “Ágata” (1º trimestre de 2021) operando na área marítima até proximidades do Chuí-RS e na entrada do canal de Rio Grande-RS, tendo por objetivos contribuir para a redução das ações do crime organizado e práticas ilícitas nessas regiões, intensificando a presença do Estado.
Ao longo da Operação, foram empregados 93 militares da Marinha do Brasil nesses navios, adicionalmente contando com o apoio de 2 militares do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Pelotas (PATRAM), a bordo do Navio-Patrulha “Babitonga” (NpaBabitonga), no interior da Lagoa dos Patos.
Foram abordadas durante a Operação, dez embarcações, das quais duas foram notificadas por apresentarem irregularidades administrativas.
