Comando do 5º Distrito Naval realiza Mídia Day sobre Operação Verão 2020/2021

     O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 08 de janeiro, o Mídia Day sobre a Operação Verão 2020/2021 “Todos por uma navegação segura”, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No evento, destinado à imprensa local, foram apresentados os dados já obtidos na operação, realizada no período de 15 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021.
     A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) expôs os objetivos, áreas de atuação e os resultados já alcançados na operação através da atuação das equipes de Inspeção Naval. Na ocasião, o então Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Reinaldo Luís Lopes dos Santos, respondeu às perguntas dos jornalistas e apresentou o novo Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Cláudio Vieira da Silva, que assumiu o cargo nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro.
     Entre os dados apresentados no Mídia Day, destacaram-se o número de embarcações inspecionadas nessa edição, que teve um aumento de 51% (de 1.799 para 2.721), no período de 15 a 31 de dezembro, em comparação à anterior. O número de notificações emitidas também subiu 54%, passando de 117 para 180. Com relação ao número de embarcações apreendidas, apresentou um aumento mais significativo de 114%, de 14 para 30 nesta operação. Já o número de Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação, apresentou uma queda de 25%, diminuindo de 4 para 3 nesse período. O número de acidentes com mortes permaneceu zero.
     No evento, foi exposta também a Campanha Travessia Segura, que será realizada no período de 13 a 29 de janeiro e tem o objetivo de fomentar o incremento das ações de fiscalização em embarcações de transporte de passageiros, de turismo náutico e de travessia. Os locais escolhidos para abordagem são os de maiores índices de movimentação de público utilizando esse tipo de embarcação.
     Após a explanação da CPRS, o grupo de jornalistas pôde acompanhar uma equipe de Inspeção Naval em ação na Lagoa dos Patos, em Rio Grande. Na oportunidade, condutores de motos aquáticas e lanchas foram abordados, inspecionados e entrevistados.
Operação Verão
     Iniciada no ano de 2015, a Operação Verão apoia-se em estudo realizado pela Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que aponta que os meses do verão concentram a maior porcentagem de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio.
     A Operação Verão conta com a participação de toda comunidade náutica e marítima, de militares e servidores civis da Marinha do Brasil, distribuídos entre as 8 Capitanias, Delegacias e Agências da MB, que realizarão ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança. Participam, também, navios e aeronaves subordinados ao Comando do 5° Distrito Naval.