Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande realiza Jornada de Liderança 2020

O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) realizou, de 1º a 3 de dezembro, a Jornada de Liderança 2020. O objetivo foi capacitar, instruir e aprimorar o conhecimento da Turma de Oficiais RM2 em Estágio no Núcleo de Formação de Reservistas Navais (NFRN). Na ocasião, foi respeitado o distanciamento social, com os devidos cuidados de higiene e o uso de máscaras – medidas essenciais durante a pandemia.
A semana de aprendizagem iniciou-se com a palestra do Comandante do GptFNRG, Capitão de Fragata (FN) Lima Soares, para formação de novos líderes. Dentre os assuntos abordados, o Comandante falou sobre propósito e postura dos militares, importância da disciplina dentro e fora do ambiente militar, soluções rápidas e eficazes para resolução de problemas nas Organizações Militares, além de dar conselhos importantes para que a turma de Oficiais possa cumprir suas missões.
A Jornada complementa a Unidade de Ensino de Liderança, ministrada pelo Comandante do NFRN, o Capitão de Corveta (AFN) Roberto, na qual 22 Guardas-Marinha, de profissões distintas, estão sendo capacitados. Depois de assistir aos filmes “Fomos Heróis” e “O Último Samurai”, a turma foi dividida em quatro grupos que discorreram sobre estilos, níveis e aspectos de liderança presentes nos longas-metragens, bem como atributos de um líder, tendo como base a Doutrina de Liderança da Marinha (EMA-137).
O Grupo Alfa trouxe a reflexão da liderança dentro e fora do ambiente militar e mostrou a importância da presença feminina nas Forças Armadas, enfatizando aspectos da líder e Contra-Almirante (Md) Dalva Mendes. Depois, o Grupo Bravo abordou questões de liderança no contexto histórico, bem como no dia a dia das OM. Já o Grupo Charlie trouxe o contexto da meditação como ferramenta para desenvolver a liderança. Por fim, o Grupo Delta mostrou as virtudes que um líder precisa desenvolver tanto no meio militar, quanto no meio civil.