Com5ºDN realiza Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 11 de dezembro, a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro com a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré. O evento, na cidade do Rio Grande, foi presidido pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, e contou com a participação de autoridades civis e militares. Todos os protocolos relacionados ao Covid-19 foram cumpridos com o uso obrigatório de máscara e respeito ao distanciamento social.
Na ocasião, foi acompanhada a transmissão ao vivo da Cerimônia de lançamento ao mar do Submarino “Humaitá”, a integração das seções do Submarino “Tonelero” e os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), realizada no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior.
Estavam presentes na cerimônia o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade; a Reitora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Cleuza Maria Sobral Dias; o Prefeito de Rio Grande, Alexandre Duarte Lindenmeyer; o Diretor do Museu Oceanográfico de Rio Grande, Professor Lauro De Jesus Perello Barcellos, e o Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintane.
O Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré. Nesta data, são prestadas honras militares e o hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado de salva de 19 tiros de canhão. A Medalha Mérito Tamandaré, criada em 1957, é uma homenagem destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.