Núcleo de Assistência Social realiza palestra do Programa de Atendimento Especial

No dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) promoveu uma Palestra intitulada: "Autismo - comunicação para além das palavras". A atividade foi direcionada para os responsáveis dos usuários inscritos no Programa de Atendimento Especial (PAE) e contou com a presença das profissionais credenciadas pelo NAS e com profissionais da equipe do Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Pacientes Especiais (GAAPE) da Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG).
A Palestra foi proferida pela Capitão de Fragata (S) Danielle Câmara Silveira, mestre em fonoaudiologia, que atua há 23 anos com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no GAAPE da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG). Ela também é autora do Canal do YouTube "Conversando sobre autismo - sugestões de atividades".
Na ocasião, a CF (S) Danielle falou sobre a importância de uma boa comunicação entre os membros da família, do cuidado ao ouvir os outros, do contato visual, da atenção, não só relacionada ao autista, mas a todos os membros da família.
Na segunda parte da Palestra, a profissional apresentou situações específicas sobre o desenvolvimento da fala do autista, inclusão nas escolas e situações práticas do cotidiano dos usuários do Programa. Ressaltou, ainda, as alterações no contexto de Pandemia, a alimentação e a importância da construção de uma rotina leve e solidária, onde todos tenham espaço para o desenvolvimento de um ambiente harmônico.
As profissionais e os responsáveis presentes puderam compartilhar suas experiências, necessidades e esclarecer dúvidas sobre diversas questões relacionadas aos desafios enfrentados pelos usuários do Programa. A atividade foi realizada por meio de aplicativo de videoconferência e fez parte do calendário anual organizado pelo NAS do Com5ºDN. Além disso, os usuários inscritos receberão um kit organizado pelo NAS com o apoio do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro de Rio Grande (DRAMN-RG).

Fotonew: