Comandante do 5º Distrito Naval visita Navio Hidrográfico Balizador Comandante Varella durante Comissão Hidrográfica do Plano de Trabalho de Hidrografia

     No dia 14 de novembro de 2020, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, visitou o Navio Hidrográfico Balizador Comandante Varella (NHiBComteVarella) atracado no Cais Mauá em Porto Alegre – RS, acompanhado do Encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, Capitão de Corveta Daniel Martins Trindade.
     O NHiBComteVarella encontra-se em comissão desde o dia 26 de agosto realizando o Levantamento Hidrográfico da Carta Náutica 2108, em atendimento ao Plano de Trabalho de Hidrografia 2020-2023 (PTHidro) da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O PTHidro consolida as necessidades da segurança da navegação e do Poder Naval, identificando as necessidades de atualização dos dados das cartas náuticas e determinando as áreas onde serão realizados os Levantamentos Hidrográficos.
     O Levantamento Hidrográfico que está sendo realizado pelo Navio visa a atualização da carta náutica que compreende a área do Rio Guaíba, entre Ponta Grossa e Itapuã. Sua consecução incrementará a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana, além de contribuir para o crescimento da economia local, com uma carta náutica mais precisa da hidrovia de acesso ao porto de Porto Alegre, fundamental para a logística do estado, bem como para demais atividades da comunidade marítima.
     Em face das condições sanitárias atuais, e em observância às diretrizes do Ministério da Defesa, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o NHiBComteVarella tem adotado todas as medidas sanitárias e de saúde para garantir adequadas condições de higienização individual e segurança de seus militares.

Fotonew: