Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna recebe a VSA 2020

     Nos dias 27 e 28 de outubro, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna) passou por uma Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) em suas dependências. A Inspeção foi chefiada pelo Encarregado da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA), Capitão de Corveta Celso Cerqueira Lopes. Em virtude da situação epidemiológica atual, a VSA foi restrita e seguiu os protocolos estabelecidos para a prevenção à propagação do novo Coronavírus.
      Primeiramente, foi realizada uma apresentação aos Inspetores das atividades aéreas realizadas entre os anos de 2019 e 2020 e, em seguida, deu-se início a vistoria estática, onde ocorreu a inspeção da parte documental e de apoio às Operações Aéreas.
      No segundo dia, a VSA foi conduzida pela SIPAA, de forma dinâmica, com o intuito de garantir e elevar a segurança nas Operações Aéreas. Nessa fase, foi primordial o emprego de uma aeronave Esquilo (UH-12), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), e de uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna.
     Na ocasião, também foram realizados exercícios de acionamento do Plano de Emergência Aeronáutico (PEA) e de Emergência de Aeronaves, com simulação de acidente (Crash) e de resgate de vítimas, a fim de verificar se os procedimentos executados pelas equipes que guarnecem as Operações Aéreas estão de acordo com as normas em vigor.
 

Fotonew: