Com5ºDN realizou diversas ações no RS e em SC pelo Dia Nacional da Amazônia Azul

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), realizou, no dia 16 de novembro, por meio de suas Organizações Militares (OM), nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, diversas atividades pelo Dia Nacional da Amazônia Azul. A ação da Marinha do Brasil teve o objetivo de incentivar a mentalidade marítima na sociedade através do slogan “Nosso mar. Nossas águas. É Brasil!”. No total, foram contabilizados mais de 2,3 toneladas de resíduos coletados na ação que envolveu 257 militares.
A data visa, além da limpeza das águas, promover ações com foco no binômio conscientização ambiental X segurança do tráfego aquaviário. A MB, em contribuição à divulgação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, tem desenvolvido ações de combate à poluição marinha.
A atuação dos militares na retirada de resíduos de ambientes aquáticos (praias, lagos, rios e respectivas orlas) seguiu todas as medidas de prevenção ao Coronavírus. Nas ações, que foram realizadas pelas OM da jurisdição do Com5ºDN, houve a parceria com prefeituras e órgãos ambientais. No RS, a área de abrangência compreendeu as cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, São José do Norte, Uruguaiana e Tramandaí. Em SC, as ações abrangeram as regiões de Florianópolis, Itajaí, Laguna e São Francisco do Sul.
Nas atividades no estado do RS, estiveram envolvidos militares da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG), da Estação Naval do Rio Grande (ENRG), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS), da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai) e do Com5ºDN. Já em SC, os militares da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai), da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul (DelSFSul), da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna) foram empregados nas ações.