Comando do 5º Distrito Naval entrega Comendas aos agraciados com a Ordem do Mérito Naval

     O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, nos meses de junho, julho, agosto e setembro, a entrega das Comendas da Ordem do Mérito Naval – OMN. Os agraciados com a medalha são escolhidos em razão da destacada dedicação à instituição e como reconhecimento da Marinha do Brasil.
     No dia 21 de setembro, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice- Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, condecorou o Senhor Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, Governador do Rio Grande do Sul, com o Grau Grande Oficial. O evento foi realizado na Capitania Fluvial de Porto Alegre, de acordo com as medidas de prevenção ao coronavírus.
 
Histórico
     Criada pelo Decreto nº 24.659, de 4 de julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, as organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços à Marinha do Brasil.
     A insígnia da Ordem do Mérito Naval tem, no anverso, a efígie da República, rodeada de um círculo de esmalte azul, no qual estão gravadas as palavras “MÉRITO NAVAL” e, no reverso, em idêntico círculo, a palavra “BRASIL”.