Núcleo de Assistência Social realiza Palestra sobre Violência Doméstica

     No dia 12 de agosto, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval, realizou uma palestra com o tema Prevenção à Violência Doméstica. A palestrante convidada, Policial Magda Oliveira Telles de Morais, lotada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Rio Grande, compartilhou sua experiência sobre a temática, levando em consideração o aumento nos casos de violência doméstica, possivelmente devido ao isolamento social.
    A palestrante apresentou dados históricos sobre o tema que culminou na criação da Lei Maria da Penha. Segundo a Palestrante, a Lei contribuiu significativamente para a diminuição de casos no Brasil, porém ainda há dificuldades para sua aplicação por causa da falta de recursos e de pessoal para, por exemplo, cumprimento de medidas protetivas. Por esse motivo, a polícia trabalha com casos de prioridade, não podendo, por vezes, atender a toda população.
     Além disso, a policial apresentou algumas orientações para as mulheres que possam sofrer algum tipo de abuso, tais como: deixar o celular sempre carregado, tirar foto de seus documentos, deixar uma mala sempre pronta e falar com uma pessoa próxima de confiança, dentre outras.
Com muita experiência no assunto, Magda afirmou que o maior problema enfrentado é que as vítimas dizem que gostariam apenas que o seu companheiro parasse com as agressões, porém na maioria dos casos, a violência não cessa. Por isso, ela atentou para a necessidade de uma rede de apoio multidisciplinar, com profissionais que acompanhem a vítima.
     Foi citado o exemplo da campanha da máscara roxa, que na verdade é a senha para que a mulher vítima de violência doméstica, possa solicitar ajuda nas farmácias, durante o período da pandemia.
A Palestra foi transmitida por videoconferência, cumprindo assim, as determinações dos órgãos de saúde quanto ao distanciamento social. Na audiência, houve a participação de aproximadamente 46 militares, que atuarão como multiplicadores das informações recebidas.
 

Fotonew: