Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande atuam em barreiras sanitárias na cidade

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), por meio do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG), iniciou, no dia 17 de agosto, a atuação em barreiras sanitárias que foram montadas na cidade. O propósito da ação é contribuir para a conscientização das medidas de proteção contra o COVID-19. O apoio foi solicitado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG), em coordenação com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária do município.
O GptFNRG emprega um destacamento de militares por dia. Para viabilizar a logística, são utilizadas uma barraca, um caminhão e uma viatura, além de material para o controle de trânsito. Os locais para as barreiras são definidos num planejamento semanal junto à PMRG. A ação é realizada diariamente sem previsão inicial de término, assim como o apoio à desinfecção dos logradouros públicos que o GptFNRG já realiza desde março.
Os militares do GptFNRG abordam os veículos de forma aleatória e encaminham os voluntários (motoristas e passageiros) para uma área de medição de temperatura e entrevista sumária por parte do pessoal da Vigilância Sanitária. No caso da presença de algum sintoma, é realizado encaminhamento para postos de triagem COVID-19 preestabelecidos pela Secretaria de Saúde.