Capitania dos Portos de Santa Catarina realiza Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários de Contramestre em formato semipresencial

A Marinha do Brasil visando a contribuir para a ascensão das carreiras profissionais dos Marinheiros de Convés realiza o Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários de Contramestre (APAQ-CTR) nas Capitanias dos Portos em três módulos, o que permite ao aquaviário conciliar seus períodos de embarque com a realização do curso.
O curso antes realizado somente nos Centros de Instrução de Marinha Mercante, o CIAGA e o CIABA, com duração de três meses é requisito essencial a promoção de Contramestre. Coube à Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) a realização do primeiro APAQ-CTR permitindo a 35 Marinheiros a promoção a Contramestre.
O sucesso alcançado pela CPSC subsidiou a solicitação de nova turma para o ano de 2020, porém devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, os cursos presenciais foram inviabilizados. A fim de não prejudicar a progressão de carreira dos aquaviários inscritos no APAQ-CTR/2020, a CPSC, com a autorização e supervisão da Diretoria de Portos e Costas, iniciou em 03 de agosto o curso em formato semipresencial, retomando as atividades do Ensino Profissional Marítimo de forma segura e planejada em meio à pandemia.
A turma é composta por 35 alunos de diversos Estados da Federação, não apenas de Santa Catarina, com aquaviários do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. A formatura da turma está prevista para o dia 05 de fevereiro de 2021.