NApOcMearim realiza primeira faina de Transferência de Óleo no Mar

     No dia 02 de agosto, o Navio de Apoio Oceânico “Mearim” (NApOcMearim), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, realizou, pela primeira vez, faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM). A TOM foi realizada com o Navio Patrulha “Benevente” (NPaBenevente) nas proximidades da cidade de Rio Grande, RS.
    A faina de TOM consiste no reabastecimento de um navio no mar, possibilitando o aumento da sua permanência, que é uma das características do Poder Naval estabelecidas pela Doutrina Militar Naval. Por definição, permanência é a capacidade de operar, continuamente, com independência e por longos períodos, em áreas distantes e de grandes dimensões. A faina ocorreu com sucesso, demonstrando o elevado grau de profissionalismo e aprestamento dos meios.
 
     O êxito obtido pelo NApOcMearim, primeiro navio de sua classe a realizar TOM, amplia o apoio logístico móvel na área de jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, representando um marco importante para a Marinha do Brasil na região sul do país.