Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí participa de manobra inédita do “Gigante dos Mares”

Nos dias 16 e 17 de junho, foram realizadas as manobras inéditas de entrada e saída do maior navio full container a atracar em portos brasileiros, representando importante marco histórico na evolução do complexo portuário brasileiro, em especial, o de Itajaí. O Navio Mercante APL Paris, de bandeira de Singapura e pertencente ao Armador CMA CGM, possui 347,40 metros de comprimento (LOA), 45,27 metros de largura (boca) e capacidade de transportar 10.798 TEUs.
A realização da manobra de forma segura é o resultado de uma sequência de planejamento, estudos, obras, treinamento e parceria de todos os envolvidos, em especial das equipes da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajaí), do Complexo Portuário Itajaí/Navegantes e do Serviço de Praticagem de Itajaí.
A entrada foi realizada empregando navegação a vante, sob máquinas, com apoio de 4 rebocadores, até a atracação no berço 03 da Portonave - Terminal de Uso Privado. Para a saída, foi realizada manobra de navegação à ré, com apoio de 4 rebocadores, até a nova bacia de evolução, na Baía Afonso Wippel, onde foi realizado giro de 180°, seguindo rumo ao porto de Montevidéo, no Uruguai.
O navio mercante APL Paris pertence a uma classe de navios denominados ItajaíMax - navios de até 350 metros, que é o tamanho máximo que pode ser operado neste momento no complexo portuário de Itajaí/Navegantes.