Semana da Marinha no 5º Distrito Naval conta com diversas atividades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

     Em comemoração ao Dia do Marinheiro, o Comando do 5º Distrito Naval e suas Organizações Militares subordinadas promoveram diversas atividades em conjunto com a sociedade civil durante a Semana da Marinha. Em Porto Alegre, foi realizada Ação Cívico Social (ACISO) em uma Escola Estadual e passeio a bordo do Barco Cisne Branco que contou com a participação de 185 pessoas e com a realização de um cerimonial à bandeira comentado. Para participar do passeio os visitantes entregaram alimentos não perecíveis que foram adoados a instituições de caridade da cidade.
     O Navio de Apoio Oceanográfico Mearim, meio subordinado ao Comando de Patrulha Naval do Sul, esteve aberto à visitação pública de 13 a 15 de dezembro, recebendo cerca de 470 visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do navio e experimentar a sensação de estar a bordo.
     Subordinados ao Serviço de Sinalização Náutica do Sul, o Navio Balizador Comandante Varella esteve na cidade de Pelotas-RS e a Lancha Balizadora Rigel esteve em São Lourenço do Sul-RS, onde receberam 80 e 250 visitantes, respectivamente.
     Em Santa Catarina, foram realizadas ações em Florianópolis, Laguna, São Francisco do Sul e Itajaí. Entre as ações, destaca-se: doação de sangue, realização de ACISO para a comunidade carente, torneios de diversas práticas esportivas com a participação de civis e militares, além da tradicional corrida rústica do Dia do Marinheiro.
     Em Itajaí, o Navio patrulha Benevente (NPa Benevente) ficou aberto para visitação pública nos dias 14 e 15 de dezembro, no sábado foi realizado um cerimonial à bandeira comentado a bordo do Navio que oportunizou aos presentes conhecer uma tradição marinheira e ampliar os conhecimentos a respeito deste Simbolo Nacional. Nos dias de visitação o NPa Benevente recebeu mais de 640 pessoas.