Com5ºDN promove palestra sobre violência doméstica

     No dia 10 de outubro, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), por meio do seu Núcleo de Assistência Social, promoveu uma palestra sobre Violência Doméstica.
     A palestra foi ministrada pela escrivã de Polícia, lotada na Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Magda Telles. A palestrante, apresentou informações sobre a evolução dos direitos da mulher ao longo da história e como sua relação com a sociedade foi se modificando.
     Para exemplificar o papel feminino, a escrivã citou alguns jornais de época, os quais orientavam as leitoras a terem uma postura de total submissão, como a Revista Cláudia, de 1962, que afirmava Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar o seu carinho e provas de afecto. Esse exemplo, assim como os outros dados ao longo da palestra, permitiu ao público entender como a mulher foi subjugada ao longo do tempo e como, nos dias atuais, a sua luta por um espaço na sociedade ainda é dificultada pelos resquícios dessa mentalidade.
     Foram apresentadas, também, estatísticas que comprovam os salários menores das mulheres em detrimento aos dos homens, entre tantas outras disparidades. Além disso, a policial ratificou sua tese com alguns casos que acompanhou no exercício de sua função na DEAM, e citou a Lei Maria da Penha, sua origem e a sua aplicação na atualidade.