Capitania Fluvial de Porto Alegre apresenta Simulador de Prática de Operação de Radar para Ensino Profissional Marítimo

A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) e a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) de Porto Alegre promoveram, em setembro, a apresentação do Simulador de Prática de Operação de Radar para cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para a comunidade aquaviária. Na oportunidade, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos, realizou uma breve palestra aos presentes sobre as atividades realizadas pela CFPA e apresentou o equipamento que será utilizado na fase presencial do Curso de Aperfeiçoamento para Fluviários da Seção de Convés (APAQ-MFL). O evento reuniu representantes das empresas de navegação, praticagem, terminais portuários, sindicatos de fluviários e areeiros, universidades, dentre outras instituições de Porto Alegre e região metropolitana.
Com tecnologia e software próprios, o sistema foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha e visa capacitar os alunos a realizarem operações radar e de radiocomunicações. Em um ambiente digital, o simulador é capaz de reproduzir condições climáticas adversas, possibilitar o acompanhamento de alvos, gerar navegação e situações envolvendo a manobra da embarcação.
O simulador começará a ser utilizado em novembro, quando serão ministrados o Curso Especial Prático de Operador Radar (EPOR) e o Curso Especial de Radioperador Restrito (EROR), componentes da fase presencial do Curso APAQ-MFL, para os quais já existem 12 alunos inscritos. Cerimônia de inauguração ocorreu no dia 27 de julho
Simulador visa capacitar os alunos a realizarem operações de radar e de radiocomunicação