Comando do 5º Distrito Naval participa SC EXPO DEFENSE em Florianópolis

 
Ocorreu em Florianópolis, nos dias 27 a 29 de setembro, a primeira feira de defesa de Santa Catarina, a SC EXPO DEFENSE, na Base Aérea da cidade. O evento contou com a participação da Marinha, Exército e Força Aérea e teve como propósito mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologia de Defesa, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria e centros de tecnologia da região. A iniciativa do evento foi impulsionada pelo “Projeto Classe Tamandaré” que tem como objetivo promover a renovação da esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica que serão construídos no Polo Naval de Itajaí.
O evento reuniu pessoal e meios operativos das três Forças. A exposição da MB contou com duas aeronaves (Lynx e Seahawk), dois blindados (Clanf e Piranha 8x8), uma lancha blindada e estandes de diversas Organizações Militares, tais como, maquete do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), simulador de paraquedas e tiro, bem como, diversos estandes do Com5ºDN, onde foram expostos materiais do Grupo de Busca e Salvamento (G-SAR), material de mergulho, material de defesa Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico (NBQR) e uma cadeira odontológica de campanha.
No domingo, ocorreu o “Portões Abertos” na Base Aérea com meios da MB, EB e FAB e contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas durante todo o dia, que puderam aproximar-se das atividades das Forças Armadas e conhecer um pouco mais dos meios operativos.