Comando do 5º Distrito Naval participa do “Dia Mundial da Limpeza” no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O Comando do 5º Distrito Naval, e suas Organizações Militares (OM) subordinadas, participaram no dia 21 de setembro do “World Cleanup Day” (Dia mundial da limpeza) em sete cidades de sua área de jurisdição, a ação contou com a presença de 214 militares e recolheu 19,3 toneladas de lixo em praias e nas margens dos rios.
Em Rio Grande, a ação foi realizada em parceria com o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental e contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente. Participaram 100 militares das Organizações Militares da cidade e, também, voluntários, destaca-se a participação da Secretaria Especial do Cassino.
Nas demais OM do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre as ações foram realizadas ações em conjunto com Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR) "Passo da Pátria" e Clube Náutico "Jangadeiros"; em Uruguaiana, às margens do Rio Uruguai em conjunto com a Brigada Ambiental e em Tramandaí participou na "Maratona Ambiental", evento de retirada do lixo concentrado nas orlas de 05 balneários do município.
Nas OM de Santa Catarina, a limpeza foi realizada na faixa de areia da Beira-Mar Continental, em Florianópolis, e na Comunidade de Praia da Ponte do Imaruim em Palhoça, contou com a atuação de 85 militares que coletaram, junto com voluntário, a marca de 15,5 toneladas de lixo. Em São Francisco do Sul, a participação se deu em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente; e em Laguna, em parceria com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente.