MB compõe desfiles cívicos de 7 de setembro no sul do País

Durante as comemorações do 7 de setembro no sul do País, a Marinha do Brasil (MB) foi representada pelos militares do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), e reafirmou o comprometimento da Força Naval em cumprir com o seu dever na defesa dos interesses dos cidadãos e da Pátria.
Em Rio Grande-RS, sede do Com5ºDN, a Banda de Fuzileiros Navais do Rio Grande deu início ao desfile do Grupamento da Marinha que, além dos destacamentos de Marinheiros e Fuzileiros Navais, contou com a participação das crianças do Programa Forças no Esporte (Profesp) e dos jovens dos Projetos “Ametista” e “Renascer”. Desfilaram, ainda, viaturas operativas do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande; do Serviço de Sinalização Náutica do Sul e da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul; além de uma embarcação de casco semi-rígido e uma moto aquática.
Na capital gaúcha, o desfile foi presidido pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul em Exercício, Delegado Ranolfo Vieira Júnior e contou com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Flavio Macedo Brasil.
O grupamento da Marinha do Brasil foi formado por dois destacamentos, um composto por marinheiros do Com5ºDN, da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) e do Núcleo de Formação de Reservistas Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) e o outro formado por Fuzileiros Navais do GptFNRG. O desfile da MB contou, ainda, com a participação de um destacamento motorizado, composto por uma viatura e uma embarcação de casco semi-rígido, empregada nas ações de Inspeção Naval e de Busca e Salvamento; e uma viatura de cinco toneladas do GptFNRG, empregada no apoio logístico e no transporte de pessoal. O desfile cívico-militar em homenagem aos 197 anos da Independência reuniu mais de 4 mil militares e civis na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Este ano, o desfile contou com uma atração a mais. Cerca de 40 embarcações dos clubes náuticos e dos Grupos Escoteiros do Mar de Porto Alegre realizaram um desfile náutico no Rio Guaíba, proporcionando um belo espetáculo ao público, em homenagem à data.
Em Florianópolis, na Passarela de Samba, o desfile militar da Marinha foi realizado por um destacamento da Capitania dos Portos de Santa Catarina e da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, que apresentou seu tradicional pelotão feminino, além da Banda de Música e das Companhias de Grumetes do Corpo de Alunos. O público de aproximadamente nove mil pessoas assistiu ao desfile com grande entusiasmo, enaltecendo o sentimento de patriotismo que valorizam a data marcante da Independência do Brasil.
A Marinha do Brasil também se fez representar por meio de contingentes das Organizações Militares em diversas cidades da área de jurisdição do Com5ºDN, como Pelotas-RS; São Lourenço do Sul-RS; Uruguaiana-RS; Tramandaí-RS; Osório-RS; São Francisco do Sul-SC; Laguna-SC; Itajaí-SC; e Governador Celso Ramos/SC.