Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais e DTG “Porteira Aberta” prestam homenagem à cultura gaúcha na 42ª Expointer

O Comando do 5º Distrito Naval, por intermédio da Capitania Fluvial de Porto Alegre, reuniu centenas de pessoas, no dia 1º de setembro, para assistir a apresentação da Banda de Música do Grupamento dos Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) e da invernada artística mirim e juvenil do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) “Porteira Aberta”, durante a 42ª Expointer. Na oportunidade, os músicos e o grupo de dança prestaram uma homenagem à cultura gaúcha. A apresentação ocorreu na Praça das Bandeiras no Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio-RS.
 
Regida pelo Suboficial Jonas Olímpio, mestre da banda, a mesma executou um repertório nativista e bem conhecido pelos gaúchos.
 
As crianças e jovens que fazem parte da invernada artística do DTG “Porteira Aberta” são de Dois Irmãos-RS e foram até Esteio-RS especialmente para a apresentação. Além de dançar as músicas interpretadas pela Banda do GptFNRG, o grupo ainda apresentou clássicos do folclore gaúcho como “Chimarrita”, “Maçanico”, “Chula” e a “Dança dos Facões”.