Marinha do Brasil recebe 9 mil visitantes durante 42ª Expointer

A Marinha do Brasil (MB) participou, de 24 de agosto a 1º de setembro, da 42ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina. O evento é realizado anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS. O estande da MB reuniu Organizações Militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval e recebeu cerca de 9 mil visitantes durante os nove dias da Feira.
 
No local, o público pôde conhecer meios e equipamentos utilizados por marinheiros, Fuzileiros Navais e pela aviação naval, além de obter informações sobre as formas de ingresso na MB e conhecer as atividades realizadas pela Capitania Fluvial de Porto Alegre em prol da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações.
 
Uma das principais atrações do estande foi o simulador de passadiço de navio que permitiu aos visitantes simular a condução dos Navios Patrulha “Babitonga” e “Benevente”, tais como atracação, desatracação, navegação, resgate de homem ao mar e disparos com armamento de bordo, no Canal da Barra de Rio Grande-RS e na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O simulador é utilizado pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, como ferramenta de treinamentos e qualificação das tripulações dos navios, utilizando a tecnologia de realidade virtual. Durante os treinamentos, o militar tem a oportunidade de se familiarizar, em terra, com os procedimentos operativos e com as alterações nas condições ambientais, tais quais vento, corrente, visibilidade, chuva e estado do mar.