Navio-Patrulha “Babitonga” realiza segundo adestramento de lançamento de minas SH-60 em 2019

Em prol da manutenção das capacidades operativas dos Navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, em 23 de maio de 2019, foi realizado pelo Navio-Patrulha “Babitonga” o adestramento de lançamento de minas SH-60, sendo este o segundo realizado pelo Navio no corrente ano. O treinamento foi realizado em Rio Grande-RS, no cais da 4ª Seção da Barra, onde ficam atracados os navios pertencentes ao 5º Distrito Naval.
Para a condução do exercício foi utilizado o simulador de passadiço do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, onde ocorreu simulação da navegação na área ser protegida por minagem defensiva e do lançamento de dez minas em coordenação com a equipe guarnecida a bordo do Navio-Patrulha “Babitonga”, tendo sido a última efetivamente lançada ao mar pelo navio.
Esse foi o terceiro adestramento de operações de minagem executado pelos navios do Comando do 5º Distrito Naval no ano de 2019, tendo sido realizado um realizado em fevereiro, pelo próprio Navio-Patrulha “Babitonga”, e o outro em março, pelo Rebocador de Alto-mar “Tritão”.
A operação de minagem consiste no lançamento de minas em áreas pré-determinadas a fim de destruir navios inimigos, ou ainda, pela ameaça que representa, para conter, limitar ou retardar o seu trânsito.