Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 04/03/2026 - 14:31
  • Atualizado em 04/03/2026 - 14:34
Compartilhe:
Capitania dos Portos de Santa Catarina sedia reunião funcional da Diretoria de Portos e Costas

Capitania dos Portos de Santa Catarina sedia reunião funcional da Diretoria de Portos e Costas

A Capitania dos Portos de Santa Catarina sediou, de 06 a 10 de outubro, em Florianópolis, a reunião funcional do Grupo Sul promovida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC). O encontro reuniu os Capitães dos Portos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Paraná e Rio Paraná em uma programação dedicada à Segurança do Tráfego Aquaviário, ao Ensino Profissional Marítimo e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Sílvio Luís dos Santos, bem como do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Achilles Abreu Jorge Teixeira. As atividades foram coordenadas pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo.

No decorrer da programação, foram realizadas palestras técnicas conduzidas por especialistas da DPC, além de debates sobre desafios regionais e da troca de boas práticas entre as Capitanias participantes. Com isso, buscou-se padronizar procedimentos e identificar soluções aplicáveis de forma integrada, de modo a fortalecer a atuação conjunta na área marítima.

Além das palestras, no dia 08 de outubro, os participantes realizaram uma visita técnica à Portonave – Terminais Portuários de Navegantes S.A., em Navegantes (SC), onde puderam conhecer as operações e as práticas de segurança adotadas no terminal, reforçando a importância da interação entre a Autoridade Marítima e o setor portuário.

Compartilhe: