Militares do 5º BtlOpLitFN realizam adestramento na Base Aérea de Santa Maria
Entre os dias 8 e 12 de setembro, 34 militares do 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais participaram de adestramento nas instalações da Base Aérea de Santa Maria (BASM), em conjunto com o 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (GAV), para a realização do ADEST-PEL I (Adestramento de Pelotão). A semana de instrução teve como objetivo qualificar os militares na execução do Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-T), além de atividades de rapel e fast rope, tanto na torre de treinamento quanto a partir de aeronave.
Com o apoio do helicóptero H-60 Black Hawk, utilizado em missões de transporte e resgate, foi possível executar na prática o método de infiltração fast rope, empregado quando não há possibilidade de pouso da aeronave. Nessa técnica, é lançado um cabo para que os militares desembarquem de forma rápida, ordenada e prontos para cumprir a missão designada.
Na etapa de APH-T, os participantes percorreram uma pista de treinamento que permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos no Batalhão e as instruções transmitidas pelos militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
Essa troca de experiências e saberes reforça o compromisso do 5º Batalhão de Operações Litorâneas em manter o elevado nível de aprestamento e profissionalismo de seu efetivo, garantindo a prontidão para o cumprimento da missão e das demandas emanadas pelo Comando do 5º Distrito Naval.
