Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 19/01/2026 - 14:39
  • Atualizado em 19/01/2026 - 14:44
Compartilhe:
CPRS realiza Estágio do Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre Básico Modular na APL Marítima

Instrução de Navegação durante atividade nos Simuladores da APL Marítima

Nos dias 5 e 6 de agosto, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) promoveu estágio prático para os 26 alunos do Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre Básico Modular na sede do Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo, na cidade de Rio Grande-RS.

Esta foi a primeira vez que uma turma do Ensino Profissional Marítimo (EPM) teve acesso ao moderno simulador do APL, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva em diferentes cenários de operações no mar.

A importância dessa parceria foi ressaltada pelo Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Gutemberg da Silva Ferreira, que destacou a relevância do treinamento: “Apesar da vivência prática no mar adquirida ao longo da carreira, o uso do simulador possibilita ao aluno vivenciar situações complexas e variadas, contribuindo para o aprimoramento técnico e a segurança da navegação”, concluiu o Capitão dos Portos.

Compartilhe: