Militares do 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais realizam tiro da carreira
Nos dias 17 e 18 de junho, militares do 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (5ºBtlOpLitFN) realizaram o Tiro de Carreira no estande de tiro do 9° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, localizado na cidade de Pelotas – RS.
A atividade é de grande importância para os militares do Corpo de Fuzileiros Navais, pois além de construir um requisito para promoções, pontuação no Mapa de Pontuação Única (MUP), processos seletivos para comissões no exterior, representa uma oportunidade prática para o aperfeiçoamento no manuseio do fuzil M16A2, calibre 5,56mm – armamento padrão dos Fuzileiros Navais. Esse exercício é especialmente relevante para os militares que, em Organizações Militares fora da sede, normalmente operam com o Fuzil Automático Leve (FAL) calibre 7,62mm.
No primeiro dia da atividade, os militares realizaram a regulagem dos armamentos e colocaram em prática os fundamentos técnicos previamente treinados durante a semana de preparação, conhecida como “disparo seco”. Essa etapa exige atenção especial à respiração, postura, concentração, condições climáticas e outros fatores que podem influenciar diretamente na precisão dos disparos.
O Segundo dia foi destinado à Prova de Tiro, na qual os disparos realizados são avaliados com base na pontuação obtida nos alvos, a soma dos pontos determina a categoria de cada militar, de acordo com o desempenho individual.
A realização do Tiro de Carreira reforça o compromisso da Marinha do Brasil com a excelência no preparo técnico-operacional de seus militares, garantindo o constante aprimoramento das capacidades individuais de combate dos Fuzileiros Navais.
