Pular para o conteúdo principal

AgTramandai recebe visita técnica de militares da ERMRG

 

No período de 17 a 23 de fevereiro, militares da Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande (ERMRG) realizaram uma visita técnica da Comissão de Assessoria à Manutenção das Comunicações Rádio na Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai).

A Comissão de Assessoria tem como objetivo apoiar as Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), na manutenção preventiva e corretiva dos seus equipamentos de comunicações, além de agregar novos conhecimentos técnico-profissionais, por meio de adestramentos teóricos e práticos, aos militares responsáveis pelas comunicações navais das OM.

Ao longo dos seis dias de visita técnica, a equipe da ERMRG formada por quatro militares, todos com experiência na operação e manutenção de equipamentos de comunicações, realizou manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos e antenas das embarcações e viaturas, além de adestramentos sobre procedimentos de comunicações navais.

Além disso, a comunicação na faixa de HF (High Frequency), compreendida entre 3 e 30 Mhz, foi ativada após a instalação de um rádio marítimo adquirido pela AgTramandai e de uma antena “dipolo” de HF confeccionada pelos militares da ERMRG, possibilitando maior alcance e eficácia na área de jurisdição da Agência.

Durante a visita, foram realizados testes em radiotelefonia, adestramentos e aferição de parâmetros de radiofrequência (RF). Por fim, a Comissão, em apoio à AgTramandai, cumpriu seu objetivo, garantindo a operacionalidade de seus sistemas de comunicações, contribuindo para o cumprimento da missão institucional da Organização Militar: a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica nas águas do litoral norte gaúcho.

Compartilhe: