Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 21/05/2025 - 15:45
  • Atualizado em 21/05/2025 - 15:48
Compartilhe:

Capitania Fluvial de Porto Alegre celebra seu 177º aniversário de criação

No dia 15 de janeiro, a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) realizou uma cerimônia interna alusiva ao seu 177º aniversário de criação. A cerimônia foi presidida pelo Ajudante da CFPA, Capitão de Fragata Rafael Sanctos Paulucci, e contou com a presença do Capitão de Mar e Guerra (RM1-FN) José Lúcio Pereira Braga e do Suboficial (RM1-FN) João Carlos Cruz da Silva, que representaram a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

A solenidade teve início com o Cerimonial à Bandeira. Em seguida, foi realizada a leitura da Ordem do Dia e foram proferidas algumas palavras pelo Ajudante à tripulação.

A Capitania Fluvial de Porto Alegre, secular Organização Militar situada na capital do Estado do Rio Grande do Sul, foi criada em 15 de janeiro de 1848, como Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre. Em 6 de janeiro de 2015, foi elevada à classificação de Capitania de 2ª Classe, passando a denominar-se Capitania Fluvial de Porto Alegre e, posteriormente, em 8 de agosto de 2016, foi elevada à classificação de Capitania de 1ª Classe. 

A história, por si só, demonstra a importância da Capitania para a região que, ao longo dos seus 177 anos, tem se dedicado a executar relevantes tarefas como Agente da Autoridade Marítima, contribuindo decisivamente para a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação nas hidrovias interiores e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações ou suas instalações de apoio em nossa Área de Jurisdição.

Compartilhe: