Marinha do Brasil compõe desfiles cívicos de 7 de setembro no sul do País

Durante as comemorações do 7 de setembro no sul do País a Marinha do Brasil (MB) foi representada pelos militares do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), e reafirmou o comprometimento da Força Naval em cumprir com o seu dever na defesa dos interesses dos cidadãos e da pátria
Em Rio Grande-RS, sede do Com5ºDN, a Banda de Fuzileiros Navais do Rio Grande deu início ao desfile do Grupamento da Marinha que, além dos destacamentos de Marinheiros e Fuzileiros Navais. Contou com a participação das crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e dos jovens dos Projetos Ametista e Renascer. Desfilaram, ainda, viaturas operativas do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG), do Serviço de Sinalização Náutica do Sul e da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul; além de uma Embarcação de Casco Semi-Rígido e uma motoaquática.
Na capital Gaúcha, Porto Alegre-RS, o desfile militar ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, com a participação de cerca de 5 mil pessoas, entre militares e civis. O Grupamento de Marinha foi composto por destacamentos de Marinheiros, Fuzileiros Navais e meios operativos da Capitania Fluvial de Porto Alegre e do GptFNRG. O desfile em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil foi prestigiado por milhares de pessoas, entre civis e militares. Foi presidido pelo Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli e com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira.
Em Santa Catarina, na Passarela de Samba “Nego Quirido”, em Florianópolis-SC o desfile militar da Marinha foi representada por um destacamento da Capitania dos Portos de Santa Catarina e da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, que apresentou seu tradicional Pelotão Feminino, além da Banda de Música e das Companhias de Grumetes do Corpo de Alunos. O público de aproximadamente 10 mil pessoas, assistiu ao desfile com grande entusiasmo, enaltecendo o sentimento de patriotismo que valorizam a data marcante da Independência do Brasil.
A MB também se fez representar por meio de contingentes das Organizações Militares em diversas cidades da área de jurisdição do Com5ºDN, como Pelotas-RS; São Lourenço do Sul-RS; Uruguaiana-RS; Tramandaí-RS; Imbé-RS; Osório-RS; São Francisco do Sul-SC; Laguna-SC; Itajaí-SC; entre outras.