
No dia 06 de maio, a equipe da aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou nove Evacuações Aeromédicas (EVAM), resgatou três pessoas e transportou alimentos para os desabrigados.
No mesmo dia, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral foi utilizada para atender às demandas da Defesa Civil na cidade de Lajeado-RS. O objetivo foi transportar geólogos, engenheiros e policiais para a cidade de Doutor Ricardo-RS, a fim de auxiliar no levantamento das fissuras e deslizamentos ocorridos nas estradas. Aproveitando os deslocamentos, foram entregues mantimentos em áreas isoladas devido aos alagamentos. No total, foram transportados 90 kg de alimentos não perecíveis, duas caixas de refeições prontas e 100 litros de água.
Além disso, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) realizou o transporte de 1.700kg de alimentos, que foram entregues em Caxias do Sul, realizou o transporte de 12 médicos e 420kg de medicamentos de Porto Alegre para Eldorado do Sul; e mais o transporte de 864kg de mantimentos e 629kg de água mineral também para Caxias do Sul. A equipe realizou ainda o transporte de 1.178kg de medicamentos para hemodiálise e 322kg de mantimentos para Santa Cruz do Sul.
Uma outra aeronave Esquilo, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) vinda do Pantanal foi designada para Lajeado, na região do Vale do Taquari.
Os militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande estiveram em atuação, durante o dia 06, em Eldorado do Sul, quando 218 pessoas foram transportadas para Guaíba. Os Fuzileiros Navais realizaram, também, o resgate e o transporte de, aproximadamente, 700 pessoas entre os bairros de Porto Alegre durante o dia. Somado, um pelotão de Fuzileiros resgatou 137 pessoas nas ilhas localizadas na cidade do Rio Grande.
No dia 05 de maio, as equipes da Marinha resgataram 103 pessoas, sendo 54 pelas equipes das embarcações e 49 pelas equipes das aeronaves. Os resgates foram realizados nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre.