
No dia 05 de maio, as equipes permaneceram em atuação no Rio Grande do Sul (RS) com viaturas, embarcações e aeronaves para auxílio à população afetada pelas enchentes no Estado. Nas ações desse dia, os militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande realizaram o resgate de um recém-nascido com sua família, na localidade de Santa Rita, em Guaíba.
No mesmo dia, um bebê e uma mulher grávida de gêmeos foram resgatados por militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral a bordo de uma aeronave UH-12. No total do dia, foram resgatadas 25 pessoas por essa equipe.
Neste dia 05 de maio, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou o resgate de 24 pessoas, nas cidades de Eldorado do Sul e Canoas. Além disso, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) realizou o transporte de 1.500kg de cilindros de oxigênio, que foram entregues na região de São Jerônimo e recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma outra aeronave Esquilo, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) vinda do Pantanal foi designada para Lajeado, na região do Vale do Taquari.
Também neste dia 05 de maio, as equipes da Capitania Fluvial de Porto Alegre, da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí estiveram em atuação no transporte de pessoas (desabrigados) de locais de perigo para locais seguros na região metropolitana de Porto Alegre.