Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 18/02/2025 - 13:43
  • Atualizado em 18/02/2025 - 13:44
Compartilhe:

No dia 04 de maio, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), informou o envio de mais equipes de militares, viaturas, embarcações e aeronaves para o Rio Grande do Sul para auxílio devido às fortes chuvas, que ocasionaram enchentes pelo Estado.
 

O Com5ºDN determinou o emprego de equipes da Capitania dos Portos de Santa Catarina, da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul para atuação no RS. Além disso, dois pelotões do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande foram deslocados para Porto Alegre para atuação na região metropolitana do Estado e na região do Vale do Taquari. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul também enviou militares para a capital gaúcha com viatura e embarcação de casco semi-rígido. 
 

No dia 04 de maio também, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou o resgate de 14 pessoas e mais três animais domésticos, na cidade de Canoas. As aeronaves atuaram, preferencialmente, nos locais onde o acesso está impossibilitado por meios de viatura ou embarcação. Além disso, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) transportou 1.200L de querosene de aviação para abastecer aeronaves que atuaram nas ações de Busca e Resgate no RS. O combustível foi utilizado por quatro aeronaves de pequeno porte, sendo três civis e uma do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que operaram na região de Bento Gonçalves.

No mesmo dia, a aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral pousou na Base Aérea de Canoas para iniciar a atuação no resgate de pessoas. Também no dia 04 de maio, as equipes da Capitania Fluvial de Porto Alegre e da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí resgataram pessoas e animais na Ilha da Pintada, em Porto Alegre-RS. Eles estiveram em atuação para a realização de buscas por desaparecidos e o transporte de pessoas (desabrigados) de locais de perigo para locais seguros.

Compartilhe: